Hoje temos celulares com tecnologia e câmeras de muita qualidade e muita gente me pergunta: dá pra tirar boas fotos de produtos com celular? Na minha opinião, sim! E mais, é prático e podemos chegar a bons resultados.
O que não dá pra garantir é qualquer pessoa vai conseguir tirar boas fotos por conta própria ou então presumir que todos tenham um celular que facilitem esta tarefa. Modelos de celular mais novos e mais avançados, entregam fotos de melhor qualidade, não tem como negar isso. Entretanto, a qualidade da foto em si não é o único fator importante. O enquadramento, o uso da luz, a composição são elementos essenciais para conseguir fotos diferenciadas. São as combinações de técnicas e o olhar do fotógrafo que fazem a diferença no final das contas.
Por isso, antes de se preocupar se vamos tirar fotos de produtos com celular ou não, recomendo estudar a composição, entender a iluminação, enquadramento… e aí você vai ver o nível das suas fotos melhorar muito! Falo um pouquinho sobre isso neste post.
Vamos a dicas:
> Explore os recursos do seu aparelho e suas possibilidades. Modo retrato, modo manual, etc. É pra fuçar mesmo, em todos menus e configurações.
> Na hora de clicar, teste ângulos diferentes, variando também a distância entre você e o objeto fotografado.
> Cuide do foco. Tenha certeza que o seu assunto principal esteja bem focado. Evite mexer durante o clique para a foto não sair tremida.
> Ajuste a exposição, que é a quantidade de luz da imagem, que deixa mais claro ou mais escuro. Sabe aquele círculo com o símbolo de sol que aparece na tela, quando você clica nele você pode deslizar pra esquerda ou direita para ajustar de acordo. Você também pode travar a sua preferência clicando de novo no cadeado.
> Procure espaços que reflitam bastante luz, salas com paredes brancas, por exemplo. Assim o seu assunto pode receber luzes rebatidas naturalmente pelo ambiente.
> Experimente fotografar com o celular de ponta-cabeça.
> Comece minimalista na produção, menos é mais. Escolha as melhores locações que puder.
> A textura importa, seja de uma mesa, da parede ou de um tecido.
> Mantenha padrões, se achou um bom ângulo e boa luz, repita para diferentes produtos. Aqui um tripé pode ajudar.
> E por último, edite sempre suas fotos!
Agora, e sobre mim? Como eu trabalho? Uso o celular ou não?
Eu trabalho com câmera, não só por oferecer um serviço profissional, mas pelo fato de conseguir usar diferentes técnicas e ter um leque maior de possibilidades. Dá muito mais trabalho, com certeza, entretanto é a ferramenta que me proporciona mais controle. E é assim que consigo entregar as fotos que estão no meu portfólio.
Eu queria deixar aqui mais uma reflexão: não se prenda ao que seria o equipamento certo/ideal, mas sim saber o que seu equipamento te oferece e usar ele no seu máximo potencial! Combinados?
Quer ter fotos lindas de produtos?