
Repitam comigo: As fotos dos seus produtos fazem parte da sua estratégia de marketing!
Eu poderia começar dizendo que uma foto bem pensada, de qualidade e bem executada é um dos pilares essenciais para projetar a sua marca e vender mais. Aliás, já disse isso algumas vezes, entretanto, eu me pergunto o quão sério a gente leva essa informação.
E não é somente contratar um bom fotógrafo de produtos, investir e caprichar na produção, questões de verdade essenciais, a estratégia por trás tem que acompanhar.
E você pode estar pensando – se for do tipo EUpresa – ahhhh…. mais trabalho! Só que a diferença que faz você mirar no alvo antes de atirar… nem te conto! Só digo que vai valer a pena o esforço!
E como eu gosto de exemplos práticos, no estilo direto ao assunto, vou listar algumas ideias para te ajudar na hora de criar a sua estratégia visual:
- A primeira questão: O que vai fotografar? Quantos e quais produtos? Será que tudo precisa ser fotografado agora?
- Escolhidos os produtos, pense no que quer comunicar com estas fotos. Aqui vale dedicar bastante atenção. São apenas registros de inventário? Quer mostrar algum benefício? Quer mostrar em uso? Alguém que represente o meu cliente ideal junto ao produto precisa ser retratado? É um lançamento? Tem uma razão específica para realização deste ensaio?
- Fotos e-commerce podem ser o produto no fundo neutro/branco ou em um cenário padrão, e isso quem define é você, pense em como estas fotos vão ficar juntamente com o design do seu site/marketplace que utiliza.
- O seu produto é uma composição de vários ingredientes? Você tem as informações pertinentes sobre ele escritas e detalhadas?
- São itens únicos? Fazem parte de um conjunto? Precisam ser retratados como um kit?
- Que tipos de imagens poderia criar do produto para gerar desejo ou atestar qualidade?
- Vai fazer fotos ambientadas? Pense no ambiente e lifestyle que combinem com a sua marca. Informe ao profissional se tem alguma paleta de cores ou um discurso visual padronizado.
- Onde usará as fotos? Se for utilizada nas redes sociais, a orientação deve ser majoritariamente na vertical. Ao contrário, se for para um banner de um site o formato preferencial será horizontal.
- Tem um plano de comunicação com objetivos definidos? Vai criar imagens de acordo com as diferentes fases do funil de vendas? Discuta isso junto ao fotógrafo.
Resumindo: Ter essas informações ou pelo menos uma noção dos itens listados acima equivale a ter uma rota traçada que vai guiar você para um processo que facilitará, não apenas a comunicação com o fotógrafo de produtos, como também será uma mão na roda na hora de publicar as fotos. Assim você mira e acerta em cheio no seu cliente. E daí é só colher os frutos do seu trabalho!
Quer ter fotos lindas dos seus produtos que comuniquem o seu diferencial?