Todo mundo quer fotos dos seus produtos lindas para postar nas redes sociais, alimentar o site e a vitrine das lojas virtuais. E é verdade que nem sempre temos o orçamento para contratar um fotógrafo de produtos. Sendo este o seu caso, lançar-se nesta empreitada não tem nada de errado. Eu mesma antes de começar a estudar fotografia cliquei muitos dos produtos de papelaria que produzia.
Agora, se a sua marca está crescendo e decidiu contratar um profissional, vem a pergunta: Como encontrá-lo? O que levar em consideração?
Pra começar: o nome. Saber que fotografia de produtos também é conhecida como fotografia still life, fotografia comercial, fotografia publicitária, entre outras denominações. Isso vai ajudar a entender a lista de sugestões que aparecer.
Além do Google e outros motores de busca, você também pode procurar fotógrafos nos sites que abrigam portfólios, como o Behance. Você pode ver o meu perfil, por exemplo, clicando aqui. Muitos profissionais de áreas criativas mantêm portfólio ativos nestas plataformas que contam com geolocalização e informações de contato.
Uma vez tendo encontrado diferentes fotógrafos de produtos, agora é a hora de filtrar o profissional ideal. Pensando em critérios que vão além do quesito financeiro, que é muito pessoal, escolha pelo:
Estilo.
- Seja minimalista ou o contrário;
- Lúdico;
- Formal;
- Criativo;
- Luminoso; (eu! ;D)
- Gosta de uma penumbra… 😛
E também pela experiência no nicho.
Veja quais trabalhos com marcas semelhantes o fotógrafo já produziu. Gostou do trabalho? Entre em contato já 😉 Lembrando que alguns setores têm fotógrafos mais especializados como gastronomia ou moda, nesses casos talvez precise refinar mais a pesquisa.
E, finalmente, pela sinergia.
Eu acredito que sempre faz a diferença, mesmo sendo algo difícil de mensurar. Boa parte do sucesso de um ensaio vem da energia e da comunicação entre as partes.
E como estamos falando de contratação de fotógrafos profissionais, aproveito pra trazer alguns pontos que você tem que levar em conta que nesta parceria:
- Envolvimento no projeto é vital. Foca no briefing bem feito, nos seus objetivos, no planejamento da pré-produção, etc.
- Entendimento das condições de serviços, data de pagamento, condições da escolha das fotos(se o fotógrafo trabalha com esta opção). O combinado nunca é caro!
- Não se assuste se for pedido um contrato de licenciamento de imagens, já que o fotógrafo vende as suas imagens mas nunca perde o direito autoral do que produz.
- Concordar com o uso das imagens captadas na divulgação de portfólio também é de praxe.
- Se tiver sido fotografado uma pessoa, o retratado precisará assinar um termo de uso de imagem.
Então, gostou das dicas? Espero que elas ajudem na sua procura pelo melhor fotógrafo de produtos pra você e pra sua marca.
Quer ter fotos lindas dos seus produtos?